About

hjzkjdhfakj

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nova Livraria: As Crônicas de Gelo e Fogo

O Inverno está chegando...

É com essa frase que iniciamos as Crônicas de Gelo e Fogo e duas palavras definem a saga:

Esplêndido e Épico.

Dois adjetivos que definem muito bem a série de livros que vem atraindo mais e mais fãs a cada dia.




Tudo começou em 1991, quando George R. R. Martin (vou chamá-lo daqui pra frente só de George), começou os primeiros esboços de A Guerra dos Tronos. Livro de entrada neste universo novo e tão cheio de suspense, intrigas, assassinatos e magia, que creio eu, ter superado e muito a grande franquia literária de Tolkien e seu tão aclamado O Senhor dos Anéis. Tolkien foi o pai da Fantasia Medieval, quanto a isso não há questionamentos. Mas, George vem mostrando que seu talento para escrever sobre fantasia é realmente inigualável e único.

A Guerra dos Tronos nos apresenta o continente de Westeros, onde sete reinos curvam-se perante Rei Robert Baratheon, um homem de pulso firme que tomou os sete reinos através da espada, matando quase toda a antiga família real. Tudo tem início com a morte da Mão do Rei, uma espécie de conselheiro real e da viagem de Robert até o Norte, para nomear seu amigo Eddard Stark como sua nova "Mão".
Daí pra frente, uma infinidade de intrigas se desenrolam em torno dos dois, e os leva até o destino final que colocará toda Westeros em uma Guerra aparentemente sem fim.

“E a partir desse momento nada mais havia a fazer. A ordem fora dada, e a honra os obrigava a obedecer.”





George nos mostra nos livros um lado mais sombrio da fantasia medieval e nos mantém vidrados em cada capítulo, ansiando desesperadamente por saber o que acontecerá com cada um dos personagens que, aos poucos, vão se enredando cada vez mais no destino do Reino e percebendo que ninguém é o que parece, ninguém é confiável.

Quando se joga o Jogo dos Tronos, você vence ou você morre.



O Jogo dos Tronos é realmente eletrizante.
Uma sequência de alianças e traições que beira o inimaginável. Quando você pensa que o escritor não conseguirá mais te surpreender com algo e a história nem tem mais pra onde seguir, ele consegue virar o jogo e o deixar perplexo com todos os acontecimentos.
Os livros, seguem três tramas principais:



A primeira, trata sobre conspirações e da eletrizante guerra pelo trono, que tem seu inicio logo após a morte do Rei Robert. O trono, é passado para seu filho mais velho, o sádico Joffrey, que tem grande apoio da família de sua mãe, a Casa Lannister. Porém, Eddard Stark descobre os segredos da Rainha e daí para frente os acontecimentos começam a ficar realmente sérios, pois todas as Grandes Casas, começam a reclamar o trono e diversos reis começam a ser coroados em toda Westeros. Dá-se início então, à Fúria dos Reis, que vai desencadear toda a Guerra dos Tronos.



























A segunda, nos faz acompanhar as criaturas conhecidas em Westeros como "os Outros" ou até mesmo como "Caminhantes Brancos". O que os mantém afastados de Westeros é uma longa muralha de gelo no Norte,  vigiada de perto pela lendária Patrulha da Noite, que permanece em sua vigília constante para defender Westeros contra este inimigo, que eles acreditavam terem sido extintos há muito tempo. Entretanto, após um longo período de calma, patrulheiros começam a ser mortos além da Muralha e os fazem descobrir que a Muralha pode não ser tão segura assim para a Guerra que pode se seguir contra os Caminhantes Brancos.







A terceira se trata de dois descendentes da Casa que governava os sete reinos antes de Robert Baratheon o tomar através da força. Daenerys e Viserys Targaryen são os últimos descendentes da linhagem do Dragão e verdadeiros herdeiros de Westeros. Os dois caminham por caminhos tortuosos desde que Robert matara todos os seus familiares e veem-se obrigados a viver de favores de pessoas que ainda se mantem leais à sua família. Pouco a pouco, Daenerys vai juntando forças para recuperar seu trono e vê que sua hora finalmente chegou, quando seu marido é morto e ela entra em sua pira funerária com ovos de dragões (estes que há muitos séculos já haviam sido extintos), a mesma se levanta do meio do fogo completamente intacta e com três filhotes de dragão enroscados em seu corpo. Daí em diante, Daenerys começa sua longa jornada para recuperar o trono e esta jornada será repleta de Fogo e Sangue.



Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não há nada a temer. E todos cumprimos o nosso dever quando ele não tem preço. Como parece fácil então seguir o caminho da honra. Mas, cedo ou tarde, na vida de todos os homens chega um dia em que não é fácil, um dia em que ele tem de escolher.

A história conta com diversos personagens marcantes, impossível achar um preferido, mas arrisco dizer que meus dois personagens preferidos são Arya Stark e Daenerys Targaryen.
Dos personagens amados aos odiados, você vai ter muitas emoções à cada página virada.

A série conta com cinco livros escritos, que são: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e Dança com Dragões. Porém, mais dois livros estão para ser lançados e o próximo já tem até seu nome no Brasil: Os Ventos do Inverno. O livro tem seu lançamento previsto para 2015 e o último livro da série: A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera) tem lançamento previsto para 2019.



A história é tão bem contada e tão orgasticamente FODA, que a HBO resolveu fazer uma série, entitulada Game of Thrones, inspirada nesta saga. Porém, falarei da série numa outra oportunidade.
E você?
Gosta das Crônicas de Gelo e Fogo?
Já chorou, passou raiva e suspirou aliviado quando descobriu que o personagem que tanto gosta não foi morto?

O que acha da história?

Eu, particularmente, achei fantástica.
De longe, o melhor livro de fantasia medieval que já li.
E esta é minha dica de hoje.
Leiam e divirtam-se.


Postado por: Rafa Kun


1 comentários:

Unknown disse...

Não acho que a série passe a série de Tolkien. Os personagens aqui vividos são beem mais estruturados do que os do Pai da fantasia, Mas, ainda assim são dois generos diferentes. Tolkien sobre toda aquela aventura e Martin com suas tramas - que são otimas - mas tá mais para uma novela. Amei a série. Khaleesi é minha favorita, tem que ficar com o trono. haha